Los Trespaceros

A trupe LOS TRESPACEROS surgiu no ano de 2018 com o objetivo de criar diversos espetáculos e pesquisas que envolvem teatro, circo, mágica, contação de histórias e palhaçaria.

Os artistas Giba Freitas, Gabriel Granado e Thiago Dias, que já trabalhavam juntos desde 2010 — ano em que se conheceram na primeira turma de Humor da SP Escola de Teatro — criam a trupe para se aprofundarem em obras circenses.

No primeiro projeto, convidaram Fernando Sampaio, palhaço e fundador do grupo La Mínima e do Circo Zanni, para conduzir o espetáculo “Truques, Trapaças e Tramoias”.

Em 2019, desenvolvem a contação de histórias com mágicas e personagens cômicos: “Os Cavalheiros da Távola Redonda”. Durante a pandemia do coronavírus, produziram duas peças-filme: “Pandemia” e “Pandemia 2 – O Resgate”.

Em abril de 2022, Gabriel Granado se muda para Portugal e o grupo convida Marisa Silva (Palhaça Formiga) para produzirem o espetáculo “A Pensão Misteriosa”.

Truques, Trapaças e Tramoias

O espetáculo apresenta a história de dois trapaceiros que fazem de tudo para conseguir dinheiro e sobreviver. Com mágicas, ilusionismo, truques, trapaças e tramoias, os personagens — até então inimigos — resolvem se unir, passam por diversas confusões e veem em “Vivorú” a possibilidade de mudar de vida, ganhando muito dinheiro.

Neste projeto, os palhaços convidam Fernando Sampaio para conduzir o espetáculo “Truques, Trapaças e Tramoias”. A montagem conta com entradas circenses como “A Vidente Manipuladora de Espadas”, “A Cabeça que Cai”, “O Engolidor de Espada”, além de acrobacias cômicas e diversas reprises clássicas que encantam plateias desde o surgimento do circo.

Com: Giba Freitas, Marisa Silva e Thiago Dias
Linguagem: Circo/Teatro
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Integrantes para viagens: 04

A Pensão Misteriosa

Os palhaços Tralha e Jiló estão em uma longa viagem para encontrar a tão sonhada cidade de Vivorú. Nesse caminho, param para descansar em uma pensão e ficam completamente encantados com a dona do estabelecimento.

Esquetes clássicas como “A Flor Maravilhosa”, “A Sonâmbula” e “O Boxe” fazem parte dessa comédia envolvente. Um espetáculo que se comunica com a plateia o tempo todo e que gera empatia pela ingenuidade e, ao mesmo tempo, pela esperteza dos personagens.

A montagem propõe um resgate do circo clássico, com esquetes que vêm encantando plateias desde as raízes do circo, valorizando uma arte circense cada vez mais rara.

Com: Giba Freitas, Marisa Silva e Thiago Dias
Linguagem: Circo/Teatro
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Integrantes para viagens: 04

Circo do Jiló

O que acontece quando uma trupe de artistas desaparece e o show tem que continuar?
Em “Circo do Jiló”, o faxineiro do circo é obrigado a entrar em cena e fazer o espetáculo acontecer.

Entradas clássicas do circo, como “A Mosca” e “A Orquestra”, fazem parte desse circo improvisado que convida o público a participar da cena, criando juntos a magia do espetáculo.

A montagem valoriza a arte circense — cada vez mais rara — e conduz os espectadores a navegarem pelo universo fantástico da palhaçaria, despertando o desejo de conhecer mais sobre essa linguagem e buscar outras obras do gênero.

Com: Giba Freitas
Linguagem: Circo / Teatro
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Integrantes para viagens: 02

Circo Tralha

O Palhaço Tralha está em busca de seu melhor número para se apresentar em um grande circo. Treina aqui, ensaia ali, mas não consegue fechar o espetáculo, quase desistindo da arte da magia — até que, enfim, encontra o livro secreto do Mago Mandrake e decide testar os grandes ensinamentos e poderes do mago.

Nessa grande aventura, o público deixa de ser apenas plateia e passa a atuar como assistente do mágico, participando ativamente da construção do espetáculo.

Com: Thiago Dias
Linguagem: Circo / Teatro
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Integrantes para viagens: 02

Faxina Circus Show

A história se desenrola após uma briga entre os atores de uma companhia de teatro e o diretor do espetáculo Circus Show. Diante do conflito, os artistas que fariam os números desistem de se apresentar e abandonam o local.

Em meio a essa situação caótica, com o público à espera de uma solução, o pessoal da faxina entra em cena e decide apresentar o espetáculo do dia. Assim nasce o “Faxina Circus Show”: um espetáculo repleto de números clássicos de circo, trapalhadas, confusões e muita fantasia.

Com: Giba Freitas e Thiago Dias
Linguagem: Circo / Teatro
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Integrantes para viagens: 03

Contação de Histórias

A arte de contar histórias acompanha a humanidade desde seus primórdios, sendo capaz de ampliar o envolvimento pessoal, despertar o interesse pela leitura e estimular a imaginação. Em nosso trabalho, utilizamos o circo, a mágica e o teatro como elementos centrais para alcançar aquilo que é indispensável na vida cotidiana dos indivíduos: a relação.

Os enredos, aparentemente simples, infantis e ingênuos presentes nas dramaturgias circenses, revelam temas profundos e universais dos grandes conflitos existenciais do ser humano. Dessa forma, as histórias extrapolam o universo infantil, adquirindo significados potentes também para o público adulto.

Diante dessas reflexões, acreditamos que nosso espetáculo contribui de maneira significativa para o desenvolvimento cultural das pessoas. Nosso projeto é, sobretudo, um convite à fantasia, ao humor e, principalmente, à diversão.

As histórias exercem um papel fundamental no processo de construção de significados e no entendimento do lugar do indivíduo no mundo, enriquecendo a capacidade expressiva e criativa de jovens em fase de formação. A partir dos livros criados por eles, os docentes das instituições participantes poderão desenvolver diversas atividades pedagógicas, como leituras compartilhadas, dramatizações, contações de histórias clássicas e exercícios de interpretação. As possibilidades são múltiplas.

Ao promover essas ações, a arte e a leitura são apresentadas como algo belo, prazeroso, político e divertido, despertando o interesse pelo ato de ler e pelas diferentes formas de interpretação do texto. Dessa maneira, contribuímos para a formação de seres humanos que se relacionam com as artes e compreendem sua importância para a sociedade.

Histórias em duas vertentes

A Cia. trabalha com a contação de histórias em duas vertentes, podendo o contratante optar por uma delas ou mesclar ambas, de acordo com o perfil do público e do espaço.

Ressalta-se que, ao falarmos de novas histórias para jovens em processo de formação, não nos referimos apenas à literatura como ferramenta de alfabetização, mas como um instrumento essencial para o desenvolvimento da aprendizagem. A contação contribui para a formação de indivíduos mais atentos, observadores, questionadores e comunicadores.

Picadeiro
O projeto Picadeiro propõe a contação de histórias de forma encenada, estabelecendo jogos diretos com o público e promovendo sua participação ativa na narrativa. A contação utiliza adereços cênicos e outros recursos expressivos, nos quais alguns personagens ganham vida e auxiliam na construção da história. A proposta preserva as características da contação de histórias, sem se configurar como um espetáculo teatral infantil convencional.

Ciranda
O projeto Ciranda propõe a contação de histórias em roda, baseada na narratividade, tendo o livro como único elemento cênico. A intenção é aguçar o imaginário do público por meio da palavra, fortalecendo o vínculo com a leitura e estimulando o prazer de ouvir e imaginar histórias.

Oficina de criação de livros

A Oficina de Criação de Livros proporciona aos jovens um processo de aprendizagem baseado na experiência, fortalecendo o vínculo entre arte, educação e expressão criativa ao longo do encontro e de sua formação no período escolar.

O ato de ler, desenhar e se expressar deve ser vivido de forma prazerosa, sendo compreendido como uma estratégia fundamental de geração de conhecimento. O acesso à arte oferece informação cultural que alimenta o processo criativo, desperta o interesse pelos estudos e incentiva a formação de indivíduos críticos, sensíveis e inquietos.

A Oficina de Criação de Livros tem como objetivo estimular a imaginação, a percepção, o hábito de ouvir, o gosto pelas histórias, a interpretação, a criação, a concentração e, sobretudo, o hábito da leitura.

A história do livro apresentada como referência na oficina será a mesma do espetáculo “A Assistente do Mágico Sumiu”, porém apresentada exclusivamente por meio da narrativa, tendo o livro como único elemento cênico, diferenciando-se da linguagem circense do espetáculo. Os artistas conduzem a atividade de forma a aguçar o imaginário dos participantes por meio das palavras, da escuta e da imaginação, fortalecendo o prazer pela leitura.

Na etapa prática, utilizando folhas de papel sulfite, lápis e canetas coloridas, os artistas incentivam os jovens a criarem seus próprios livros, exercitando a autoria, a criatividade e a autonomia artística.

Necessidades técnicas: sala ampla, com ou sem mesas e cadeiras
Capacidade: até 40 jovens
Classificação indicativa: maiores de 10 anos
Duração: 1 hora (realizada após a apresentação)

Oficina de esquetes clássicas de circo

ÁREA: Circo / Teatro

OBJETIVO:
Resgatar esquetes clássicas do circo, contribuindo para a preservação e valorização dessa importantíssima arte da palhaçaria.

JUSTIFICATIVA:
Ministrada pelos artistas da Trupe Los Trespaceros, a vivência propõe compartilhar o mesmo processo criativo utilizado na montagem do espetáculo “A Pensão Misteriosa”, a partir de cenas clássicas do circo como “Abelhinha, Abelhinha”, “A Sonâmbula”, “O Boxe”, “O Dentista” e “A Bomba”.

Ao longo da oficina, os participantes serão convidados a criar cenas orientados pelos artistas da Trupe, promovendo o resgate desses esquetes que encantam plateias desde as raízes do circo. A proposta valoriza a tradição circense, aliando técnica, jogo cênico e comicidade.

FORMATO:
Oficina: 04 encontros de 4 horas cada (total de 16 horas)
Workshop: 01 encontro de 4 horas

VAGAS: 30 participantes

PÚBLICO-ALVO:
Estudantes de Circo, Teatro e interessados em geral, a partir de 12 anos.

FORMA DE SELEÇÃO:
Primeiros inscritos.

RECURSOS MATERIAIS:
01 espaço amplo e aparelho de som.

Vivência de circo

OBJETIVO:
Apresentar princípios básicos de acrobacias cômicas, manipulação de malabares, exercícios de equilíbrio e expressão corporal.

JUSTIFICATIVA:
A vivência é direcionada a crianças a partir de 5 anos, acompanhadas de um responsável, e propõe, por meio dos movimentos circenses, estreitar a relação de confiança entre crianças e adultos. A atividade utiliza o brincar, o jogo corporal e a linguagem do circo como ferramentas de desenvolvimento, convivência e expressão.

FORMATO:
Vivência: 01 encontro de 2 horas

VAGAS:
10 adultos e 15 crianças.

PÚBLICO-ALVO:
Crianças a partir de 5 anos, acompanhadas de um responsável.

FORMA DE SELEÇÃO:
Primeiros inscritos.

RECURSOS MATERIAIS:
01 espaço amplo, colchonetes e aparelho de som.

Performances e intervenções

Criação e desenvolvimento de personagens de acordo com as necessidades do cliente. Por meio da linguagem da pantomima, interagimos com o público, criando cenas e ações performáticas nos ambientes.

Palhaço, ator e arte-educador, graduado no curso de Licenciatura em Teatro. Em sua formação, possui também o curso técnico em Produção em Áudio e Vídeo e a especialização em Humor pela SP Escola de Teatro, onde teve a oportunidade de estudar máscaras cômicas com profissionais como Bete Dorgam, Tiche Vianna, Juliana Jardim, Hugo Possolo, Cida Almeida, Sofia Papo e Ésio Magalhães, entre outros.

Em sua trajetória artística, participou de diversos espetáculos, entre eles: Os Males do Tabaco (indicado ao prêmio de Ator Revelação no I Festival Internacional Tchekhov de Teatro), O Assassinato do Anão do Caralho Grande, Cabaré do Frederico, Circo do Jiló, Truques, Trapaças e Tramoias e Faxina Circus Show, entre outros.

Na publicidade, atuou em vídeos como: EPTV na Escola, Semana da Paz: Juventude e Crack – Futebol, Quarta no Camping – Magazine Luiza, Lepecid e Amigo Secreto – Antarctica Subzero, entre outros.

Como arte-educador, desenvolveu diversas oficinas, tais como: Plínio Marcos – Um Roteiro, Iluminando a Cena, Improvisando a Cena e Personagens Cômicos, entre outras.

Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de palhaçaria, direção de espetáculos, iluminação cênica e produções audiovisuais.

Mágico, ator e palhaço. Natural de Atibaia, iniciou sua carreira participando das montagens Um Inimigo do Povo e Romeu e Julieta. Em 2007, mudou-se para São Paulo para integrar o curso de Artes Dramáticas, onde realizou a montagem Baal.

Posteriormente, deu início às pesquisas sobre palhaçaria e mímica corporal dramática, ingressando na SP Escola de Teatro, no curso de Humor, onde desenvolveu diversas investigações a partir da máscara do palhaço e da gestualidade cômica, resultando no espetáculo O Edifício, baseado em uma graphic novel.

Em 2013, iniciou seus estudos em mágica e ilusionismo, linguagem artística que exige pesquisa e dedicação permanentes. Em 2016, participou do espetáculo A.B.ISMO, de Lucas Arantes, com a Cia do Estômago, e de Conto das Águas, com a Cia Lune.

Atualmente, desenvolve diversas intervenções artísticas como mágico, além de ministrar oficinas de teatro, circo e contação de histórias.

Giba Freitas

Thiago Dias

Atriz, palhaça, pernalta e arte-educadora. Em sua formação, possui o curso Técnico em Ator pelo SENAC-SP e a especialização em Humor pela SP Escola de Teatro.

Em sua trajetória artística, participou de diversos espetáculos, entre eles: Os Músicos de Bremen, Amor por Anexins, Lizarb – A Terra dos Palhaços e Quando o Circo Virou Cinema, entre outros.

Desenvolveu e ministrou diversas oficinas de circo e teatro, além de dirigir espetáculos com crianças, jovens e idosos, como A Bruxinha que Era Boa, O Tribunal dos Bichos e Entre Servos e Patrões.

Atualmente, desenvolve pesquisas como palhaça, contadora de histórias e performer circense em eventos.

Marisa Silva

Alguns trabalhos

Clipping